Santa Casa Humanizada

A compreensão do ser humano
em todas as suas dimensões:
física, psíquica, social e espiritual.

A humanização está em todos os cantos e projetos da Santa Casa.


Projetos da Santa Casa

Visita Estendida

As visitas aos pacientes são estendidas por mais tempo para que tudo isso se transforme em uma contribuição no processo de recuperação. Valorizando a presença e a participação da família na melhora de seus familiares.

Projeto Amigo Bicho

A cada 15 dias, os pacientes da Santa Casa recebem a visita de animais por meio do Projeto Amigo Bicho. A iniciativa reúne voluntários – bicho e gente – por meio da Terapia Assistida por Animais, auxilia na redução do estresse e da ansiedade e permite a liberação da dopamina, importante neurotransmissor que oferece a sensação de prazer e motivação, além de proporcionar verdadeiros momentos de felicidade aos pacientes internados. A ideia nasceu da realização de um sonho da médica veterinária Leticia Séra Castanho e contribui para o bem-estar e para a permanência saudável das pessoas no hospital.

Voluntariado Santa Casa

Qualquer pessoa maior de 18 anos, a qualquer tempo, pode ser voluntária da Santa Casa de Curitiba, nas mais diferentes áreas, desde que esteja apta física e emocionalmente a atuar em uma instituição de saúde.

Os voluntários contribuem na acolhida aos pacientes e seus familiares, por meio do acompanhamento no momento de sua internação, na realização de exames, cirurgias e também na alta hospitalar. Também orientam sobre a localização dos serviços e setores do hospital e prestam visitas solidárias. O objetivo é levar alegria e descontração àqueles que se encontram em situações de enfermidade, contribuindo no tratamento e processo de cura.

Quem pode ser voluntário

Contadores de histórias, músicos, doutores da graça, galerinha do bem, terapeutas do amor e até cãezinhos fazem parte do grupo de voluntários da área de saúde do Grupo Marista. O foco principal é o papel transformador dessas iniciativas dentro do hospital.

Prepare-se e seja um voluntário

Por meio do projeto Sentindo na pele, os voluntários são preparados para a realidade que encontrarão dentro do hospital. A ideia é garantir que eles entendam o que o paciente sente quando está em uma situação de vulnerabilidade, longe de casa e em uma nova rotina. O treinamento aos voluntários é realizado na primeira semana de integração ao time, quando eles recebem também os conceitos do voluntariado e a real missão de fazer o bem sem saber a quem.

Para obter mais informações a respeito do projeto ou ser um voluntário na Santa Casa, entre em contato.

Telefone: 3320 3795 | 3320 3794

E-mail: voluntariado.santacasa@pucpr.br


Música Itinerante
Missas Capela da Santa Casa

As missas são realizadas em diversos horários, abertas ao público externo, pacientes, familiares e colaboradores: terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 15 horas.


Novena de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro

Todas quarta-feira, às 15 horas.


Assistência Espiritual

A assistência espiritual inter-religiosa é voltada a pacientes e acompanhantes e deverão ser realizadas sempre em horários diferenciados das visitas familiares.

Como funcionam as visitas de assistentes espirituais externos:

  • A visita deverá ser autorizada mediante a liberação do profissional de enfermagem responsável pela Unidade/UTI e respeitar sempre as normas de segurança e higiene do hospital.
  • O visitante deve comparecer à recepção com seu documento de identidade e sua carteira de identificação institucional, e a visita será feita somente ao paciente que solicitou o atendimento.
  • O tempo de visita é de 10 minutos nas enfermarias e de cinco minutos nos quartos e UTIs e, no período de 24 horas, cada paciente poderá receber a visita de apenas um assistente espiritual.

Para obter mais informações:

Telefone: (41) 3320-3547, de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h30.
E-mail: pastoral.hsc@pucpr.br