136 anos: uma grande história,
repleta de muitas outras.

São os médicos, pacientes, enfermeiros, bioquímicos, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e diversos outros profissionais que fazem dia a dia essa antiga e, ao mesmo tempo, tão atual história.

A construção do Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba teve início em 1866, bem antes de sua inauguração. E, embora na época fosse considerado um grande hospital, tinha apenas 160 leitos.

Em 1880, o local foi aberto ao público oficialmente como o primeiro hospital da capital paranaense. Magistralmente, consagrado pelo então imperador Dom Pedro II. Nessa época, o Brasil também vivia o começo de muitas mudanças, como o fim da escravidão e a modernização das cidades.

Alguns números da Santa Casa de Curitiba

• 135 anos de histórias,
  • 17 mil 500 m2 de área construída,
  • 280 médicos,
  • 881 colaboradores diretos e indiretos,
  • 1000 acadêmicos circulando no local toda semana,
  • mais de 1300 altas mensalmente,
  • 217 leitos: 179 leitos de unidades de internação, 38 de UTIs,
  • 9 salas de cirurgia,
  • 800 cirurgias por mês, aproximadamente,
  • 19 especialidades
  • e 150 transplantes por ano.

A Santa Casa fica na Praça Rui Barbosa, nº 694, no centro da cidade.

O hospital possui, ainda, um amplo estacionamento.